Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Pesquisa contratada pela consultoria Arko Advice mostra que o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) tem hoje 40,5% das intenções de voto. Na sequência, o levantamento aponta Elmano de Freitas (PT) na segunda colocação com 27,1% seguido por Roberto Cláudio (PDT) com 18,9%.
A pesquisa foi encomendada pela Arko ao AtlasIntel, que realiza o levantamento para a consultoria que está há 40 anos no mercado. A Arko foi fundada em 1982 e se autointitula a “mais importante empresa brasileira de Inteligência Política e Inteligência em Políticas Públicas da América Latina”. “Somos uma equipe multidisciplinar e criativa de cientistas políticos, sociólogos, jornalistas, economistas, publicitários e advogados”, diz o site da empresa comandada pelo advogado Murilo Aragão.
As entrevistas foram feitas entre 23 e 26 de agosto com 1.600 eleitores. O nível de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro de +/- 2 pontos percentuais. Portanto, é a pesquisa até aqui divulgada sobre a eleição de governador do Ceará com menor margem de erro.
Em sua metodologia, o instituto diz que a pesquisa é quantitativa “com coleta aleatória via questionário estruturado web e pós-estratificação da amostra de acordo com as características do eleitorado do Ceará”.
A pesquisa havia sido registrada no TSE ( CE-08066/2022) com permissão para divulgação a partir da última segunda-feira, 29. No entanto, a Arko não faz pesquisas para divulgação em veículos de comunicação. A consultoria costuma usar os levantamentos para fornecer informações aos seus clientes, que são empresas de grande porte. Na noite desta quarta-feira, 31, uma conta no Twitter chamada Central Eleitoral divulgou os resultados.
ATLAS INTEL/ARKO: GOVERNO do CEARÁ, de 23 a 26/08:
🟤 Capitão Wagner (UB): 40,5%
🔴 Elmano de Freitas (PT): 27,1%
🟡 Roberto Cláudio (PDT): 18,9%
Os demais pontuaram abaixo de 1%
⚪️ Brancos e Nulos: 7,4%
⚫️ Indecisos: 5,5%
Comentários
Postar um comentário