Ceará registra chuvas em mais de 90 cidades; confira previsão do tempo


Mais de 90 municípios cearenses registraram precipitações entre quarta-feira (17) e esta quinta-feira (18), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores volumes foram observados em Jardim (81 mm), Acaraú (55 mm), Granja (47 mm), Várzea Alegre (46.3 mm) e Pacajus (41 mm). Conforme a Funceme, a previsão aponta céu entre nublado a parcialmente nublado com chuva de intensidade fraca a moderada para o restante da manhã e tarde desta quinta-feira (18) no Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Jaguaribana. No período da noite, podem haver chuvas isoladas no Cariri, Sertão Central e Inhamuns e em parte da faixa litorânea.

Para esta sexta-feira (19), os maiores acumulados são esperados na faixa litorânea e centro-sul do Ceará (Cariri e Sertão Central e Inhamuns).

As chuvas tendem a ocorrer principalmente entre a madrugada, manhã e tarde e podem ter intensidade moderada a forte em alguns momentos, como na madrugada e manhã. Nas demais macrorregiões, as chuvas devem a ocorrer de forma isolada ao longo do dia. No sábado (20), a tendência é de redução das chuvas, principalmente sobre a parte central, leste e sul do Ceará (Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri).

  • Quinta-feira (18): Céu variando de nublado a poucas nuvens com chuva em todas as macrorregiões, sendo de forma isolada na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
  • Sexta-feira (19): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorrregiões.
  • Sábado (20): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões.

MOTIVO

O motivo das chuvas, conforme a Funceme, está associado ao avanço de áreas de instabilidade oriundas do leste da região Nordeste do Brasil (NEB) e do oceano Atlântico, assim como efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas. Em relação à temperatura, são esperadas máximas de até 35°C em municípios da Jaguaribana, do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns, enquanto nas demais macrorregiões as máximas devem variar de 29°C nas serras a 32°C na faixa litorânea.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são esperadas temperaturas variando entre 26°C e 32°C.

Comentários